Você está aqui: HomeBlog
Avalie este item
(2 votos)

UBAJARA
NATUREZA EXUBERANTE

A natureza exuberante de Ubajara chama a atenção logo à primeira vista. Localizada na Serra da Ibiapaba, próximo à divisa com o Piauí, a cidade possui uma temperatura amena e muitas árvores. O ponto turístico mais conhecido é a Gruta de Ubajara. Situada no Parque Nacional de Ubajara, o menor do País (563 hectares), a gruta é um emaranhado de cavernas. O acesso é feito por uma trilha natural margeando um riacho ou por teleférico (bondinho).

O bondinho desce de uma altura de 535 metros. No trajeto, o turista vislumbra a exuberância da natureza local. Ainda no parque, a Bica do Cafundó, que só é acessível por trilha, garante um belo espetáculo. Formada pelo rio Jaburuna, ela tem altura aproximada de 30 metros, três saltos d’água e é cercada de densa vegetação. O Rio das Minas, formado pelas águas das cachoeiras do Cafundó, do Murimbeca, da Gameleira e do Gavião, é um ponto de descanso para os visitantes que descem a trilha, oferecendo-lhes piscinas naturais e água fresca para reposição da energia.

Texto: Secretaria de Turismo do Estado do Ceará

Ubajara, 06 de março de 2013

Avalie este item
(7 votos)

COOPTUR

A Cooperativa de Trabalho, Assistência ao Turismo e Prestação de Serviços Gerais Ltda, é a empresa permissionária para fazer o serviço de guia nas trilhas e grutas do Parque Nacional de Ubajara.

Criada a 13 anos, o grupo hoje conta com 14 guias ativos, capacitados a fazer todo o acompanhamento dos visitantes que desejam desfrutar das belezas naturais de parque com segurança e tranquilidade.

A COOPTUR no ano de 2010 iniciou mais dois novos serviços voltado a cadeia turística da Ibiapaba.

O primeiro é o Receptivo Turístico, que consiste no acompanhamento desde a chegada do turista na cidade até a acomodação nas pousadas e hotéis, informações sobre restaurantes, bares e pontos turísticos.

O segundo é o City Tour pelas cidades da Serra da Ibiapaba (Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba e Ipu) que inclui visita aos engenhos de cana-de-açúcar, passeios em cachoeira tais como: Cachoeira do Boi Morto, Cachoeira do Frade, esportes radicais no Sítio do Bosco, trekking no cannion do açude Jaburu (Buraco do Zeza), dentre outros.