Adécio Muniz Paiva Filho
Prefeito(a)
Adécio Muniz Paiva Filho também conhecido como Decim é filho de dona Josieda e seu Adécio, cresceu em uma família humilde, onde desde cedo aprendeu o valor da dedicação e da superação diante das dificuldades. É marido da Mikelly e pai das Marias: Julia e Luiza. Formado em Direito, co [...]
José Roberto da Costa Silva
Vice-prefeito(a)
José Roberto da Costa Silva nasceu no dia 17 de agosto de 1974 no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza. Filho do senhor Francisco Gomes da Silva e da senhora Maria da Costa Silva, Roberto é o sétimo filho de um total de 08 filhos do casal. Seu pai sustentou a família trabalhando como vigilan [...]
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Acompanhar a contabilização dos recursos provenientes de celebração de convênios e examinar as despesas correspondentes, na forma do inciso V deste artigo.
Acompanhar o atingimento dos índices mínimos para a educação e a saúde estabelecidos pela Constituição Federal;
Acompanhar os atos de aposentadoria sobre o registro no Tribunal de Contas;
Acompanhar os registros perante o Tribunal de Contas competente dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta municipal, incluídas as fundações instituídas ou mantidas pelo poder público municipal, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão e designações para função gratificada;
Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional;
Avaliar a execução da receita bem como as operações de crédito, emissão de títulos e verificação dos depósitos de cauções e fianças;
Avaliar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia, eficiência, economicidade e efetividade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração direta e indireta municipal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
Avaliar o alcance do atingimento das metas fiscais dos resultados primário e nominal;
Avaliar o cumprimento das fases e estágios das receitas e despesas, inclusive avaliando a processualidade das licitações e contratos, sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade;
Criar mecanismos, diretrizes e rotinas voltadas à regular aplicação da Lei de Acesso à Informação e ao aperfeiçoamento da transparência;
Examinar a documentação da execução orçamentária e financeira, da escrituração contábil e a documentação a ele correspondente;
Exercer a função de Ouvidoria Geral do Município, recebendo, encaminhando, acompanhando e dando respostas às reclamações, denúncias, representações e sugestões referentes a procedimentos no âmbito da Administração Pública Municipal;
Exercer o controle das operações de créditos, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município;
Exercer o controle sobre os créditos adicionais bem como a conta restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, e as Consignações e Movimentações Extraorçamentários.
Gerir o portal da transparência da Prefeitura Municipal, assegurando o direito de acesso à informação;
Realizar o controle da destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, de acordo com as restrições impostas pela Lei Complementar nº 101/2000.
Realizar o controle dos limites e das condições para a inscrição de Restos a Pagar, processados ou não;
Realizar outras atividades de manutenção e aperfeiçoamento do Sistema Municipal de Controle Interno (SMCI), inclusive quando de edição de leis, regulamentos e orientações.
Realizar, subsidiariamente e/ou complementarmente, procedimentos de sindicância que visem apurar conduta ou ato praticado por servidor público, remetendo os autos à Procuradoria Geral do Município nas situações em que se faça necessário a abertura de Processo Administrativo Disciplinar, observado o disposto na legislação municipal e demais normas aplicáveis;
Supervisionar as medidas adotadas pelos Poderes Executivo para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos artigos 22 e 23 da Lei n° 101/2000, caso haja necessidade;
Verificar a regularidade da programação orçamentária e financeira, avaliando o cumprimento das metas previstas no plano plurianual a execução dos programas de governo e do orçamento do município, realizando essa verificação, no mínimo uma vez por ano;
Assessorar o Prefeito em sua representação, política e social;
Assessorar o Prefeito nas atividades de comunicação social;
Coordenar providências para o apoio ao Prefeito em relação aos meios de transportes;
Estabelecer a agenda diária do prefeito e coordenar o roteiro de suas audiências;
Estabelecer contratos e audiências com autoridades e representações de grupos sociais e políticos;
Exercer outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do regulamento
Manter o Prefeito informado das matérias divulgadas pela imprensa de interesse da Administração Municipal;
Orientar os setores competentes com referência agenda de viagens do Prefeito, identificado prioridades para o atendimento de compromissos agendados
Receber, redigir, expedir e controlar a correspondência oficial do Prefeito, organizando e mantendo atualizado respectivo arquivo;
Zelar pela manutenção, uso e guarda do material de expediente e bens patrimoniais do Gabinete;
Atuar na mediação e solução de conflitos de natureza administrativa, buscando a composição amigável de litígios sempre que possível, nos limites da legalidade
Avaliar juridicamente os processos de licitação, garantindo a conformidade dos editais, contratos e demais atos com as legislações aplicáveis.
Colaborar com órgãos de controle interno e externo, fornecendo informações e documentos solicitados em auditorias, inspeções ou outros procedimentos de fiscalização
Desenvolver estudos e propor medidas destinadas à melhoria da eficiência administrativa e à redução de riscos jurídicos na gestão pública municipal.
Elaborar, revisar e acompanhar minutas de projetos de lei, decretos, portarias, contratos, convênios, termos de ajuste de conduta e demais atos normativos ou administrativos de interesse do Município
Exercer a representação do Município em processos de natureza fiscal, tributária, administrativa, ambiental, trabalhista, cível, criminal e em outras áreas jurídicas em que haja interesse do ente público
Exercer outras atribuições que os primeiros conferidos pela legislação municipal ou por delegação expressa do Chefe do Poder Executivo.
Fiscalizar a execução dos contratos administrativos e orientar os gestores quanto às obrigações legais.
Manter atualizada a legislação municipal e propor adequações normativas, evoluindo em harmonia com as legislações federal e estadual.
Prestar consultoria e avaliação jurídica ao Prefeito, aos Secretários Municipais, às autarquias, às fundações e aos demais órgãos de administração direta e indireta, emitindo pareceres, orientações jurídicas e respostas a consultas
Promover a inscrição e a cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa do Município, adotando todas as medidas permitidas para sua recuperação.
Promover ações judiciais e administrativas para defesa do patrimônio público, dos bens e interesses do Município.
Realizar o controle interno da legalidade dos atos administrativos praticados pelo Município e seus órgãos, propondo medidas corretivas, quando necessário.
Representar judicial e extrajudicialmente o Município, defendendo seus interesses em todas as instâncias e perante quaisquer órgãos ou entidades públicas ou privadas.
Zelar pela legalidade, constitucionalidade e legitimidade dos atos praticados pela Administração Pública Municipal, promovendo a defesa do patrimônio público e combatendo atos lesivos ao interesse coletivo.
Administrar as atividades, o pessoal, os materiais, o patrimônio, os transportes e os serviços gerais;
Analisar, controlar e fazer o acompanhamento dos custos dos programas e atividades dos órgãos da administração municipal;
Assessorar o Prefeito no que concerne as estudo de programas e projetos e na avaliação da racionalização das atividades técnicas e administrativas, objetivando um maior índice de resolutividade, qualidade e produtividade dos serviços;
Efetuar prestações de contas e observar o cumprimento das exigências do controle externo
Elaborar balancetes, demonstrativos e balanços
Elaborar, coordenar e acompanhar o planejamento estratégico e monitorar a execução de todos os planos e projetos, avaliando sua eficiência e eficácia.
Executar a gestão da legislação tributária do Município, exercendo permanente fiscalização para o seu cumprimento;
Executar as atividades de compras;
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Administração e Finanças
Exercer outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do regulamento
Guardar e movimentar valores e efetuar registros e controles contábeis das dotações orçamentárias e dos créditos adicionais e receitas patrimoniais, transferências e de convênios;
Manter controle sobre a dívida ativa do Município;
Providenciar e recolhimento das obrigações sociais dentro dos prazos legais;
Realizar a inscrição e o cadastramento de contribuintes e dar procedimento à arrecadação e ao lançamento dos tributos devidos ao Município;
Responder pela execução e acompanhamento da política administrativa do Município;
Responder pela execução e acompanhamento da política econômica, tributária e financeira do Município;
Supervisionar e controlar as atividades relacionadas com a admissão, movimentação e capacitação de pessoal, gestão de planos de cargos, avaliação de desempenho e elaboração da folha de pagamento
Supervisionar e controlar os investimentos públicos e a capacidade de endividamento do Município;
Supervisionar os serviços de protocolo geral arquivo, guarda e vigilância dos prédios próprios e/ou locados, portaria e recepção, utilização dos meios de comunicação e a, manutenção, abastecimento e controle do uso dos meios de transportes e máquinas do patrimônio municipal ou locados;
Em conjunto com a secretaria de administração e finanças: a. Acompanhar e avaliar execução dos planos estratégico e operacional; b. Desenvolver as ações de gerenciamento do Planejamento Urbano; c. Gerenciar e acompanhar o Plano Diretor de Desenvolvimento d. Aplicar atividades da programação orçamentária: e. Organizar e atualizar o sistema de informações sobre planos e cronogramas de execução f. Avaliar os resultados alcançados e apresentar as medidas corretivas, se for o caso. g. Desenvolver projetos de captação de recursos financeiros necessários ao desenvolvimento municipal; h. Prestar informações e emitir relatórios Periódicos, em cumprimento às normas aplicadas ao setor. i. Exercer outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do Regulamento.
Acompanhar e avaliar a execução dos planos estratégico e operacional;
Acompanhar e avaliar o desempenho público municipal, objetivando a qualidade de prestação direta de serviços aos cidadãos, em conjunto com todas s demais secretarias;
Aplicar atividades de programação orçamentária;
Aproximar os agentes dos serviços públicos de seus usuários, dando transparência a toda a sua dinâmica;
Assegurar o cidadão o direito de informações sobre a estrutura governamental, como acessá-la e sobre as políticas e serviços públicos;
Atender e avaliar, sugestões e reclamações dos usuários do serviço público, procedendo ao necessário encaminhamento aos órgãos competentes do Município;
Atuar em conjunto com órgãos de segurança pública estaduais e federais, fortalecendo ações integradas para prevenção e combate à violência e criminalidade no Município.
Avaliar os resultados alcançados e apresentar as medidas corretivas se for o caso;
Coordenar o atendimento a emergências e situações de risco, articulando ações entre o DEMUTRAN, a Guarda Civil Municipal e outros órgãos competentes
Desenvolver as ações de gerenciamento do Planejamento Urbano;
Desenvolver projetos de captação de recursos financeiros necessários ao desenvolvimento municipal;
Eficiência - Buscar a melhoria contínua na execução dos serviços públicos, otimizando r Compromisso - Atuar com dedicação e responsabilidade na execução das políticas públicas em benefício da população.
Elaborar e implementar programas de educação e conscientização no trânsito e em segurança pública, encaminhando à comunidade escolar, pedestres, motoristas e demais segmentos da população.
Ética - Agir com integridade, justiça e respeito às normas e princípios que regem a administração pública.
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Articulação e Segurança Pública.
Exercer outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do regulamento;
Fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito e aplicar as deliberações administrativas cabíveis, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e demais legislações correlatas.
Gerenciar e acompanhar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano;
Gerir, regular e fiscalizar o trânsito no Município, por meio do DEMUTRAN, promovendo a segurança viária e a educação para o trânsito.
Inovação - Buscar constantemente novas soluções e tecnologias para melhorar os serviços e a gestão municipal.
Manter o Prefeito Municipal, permanentemente informado, sobre o andamento dos planos e ações de sua competência;
Oferecer orientação e assessoramento às secretarias municipais quanto à medidas corretivas que resultem em melhoria de qualidade no desempenho dos serviços públicos;
Organizar e atualizar o sistema de informações sobre planos e cronogramas de execução;
Organizar, estruturar e administrar a Guarda Civil Municipal, garantindo seu treinamento, capacitação e atuação conforme os princípios da legalidade, moralidade, eficiência e respeito aos direitos humanos.
Ouvir, recolher e apoiar as solicitações, demandas, reclamações e proposições dos Município;
Participação Social - Incentivar o envolvimento da comunidade na construção e fiscalização das ações da Secretaria.
Planejar, supervisionar e executar ações integradas entre o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e a Guarda Civil Municipal (GCM), garantindo a eficiência e a eficácia dos serviços prestados.
Prestar informações e emitir relatórios periódicos em cumprimento às normas aplicadas ao setor;
Promover a conscientização interna e externa dos benefícios resultantes da parceria Governo - Sociedade-Cidadão;
Promover e coordenar políticas públicas de segurança no âmbito municipal, envolvendo proteção da população, do patrimônio público e da ordem pública.
Propor e implementar inovações tecnológicas para melhorar a gestão de segurança pública e de trânsito no Município.
Propor medidas para melhoria das condições de atendimento de usuário dos serviços públicos municipais;
Receber, processar e encaminhar denúncias relacionadas à segurança pública e ao trânsito, promovendo as medidas para apuração e solução dos problemas apontados.
Recomendar ao Prefeito Municipal, quando julgar necessário, a instauração de inspeções, auditorias, investigações e sindicâncias, em órgãos da Administração Pública Municipal;
Transparência - Garantir que as ações, decisões e informações sejam acessíveis à população, promovendo a confiança e a participação cidadã
Zelar pela proteção de bens, serviços, instalações e áreas públicas, promovendo ações de vigilância, patrulhamento e monitoramento preventivo.
Acompanhar, controlar e fiscalizar as atividades de abastecimento de água;
Articular-se com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social nas ações que visem assegurar a realização de cursos profissionais e a organização de mão-de-obra especializada agrícola, para atendimento da demanda do mercado agrícola;
Controlar, fiscalizar e acompanhar as atividades desenvolvidas no Abatedouro Público;
Desenvolver políticas para as áreas de agricultura familiar;
Desenvolver projetos de fomento às atividades de industrialização e comércio dos produtos agrícolas produzidos em Ubajara.
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.
Executar outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do Regulamento a ser criado pela Secretaria;
Verificar oportunidades empresariais no Município, geração de novos negócios ou oportunidades de associações e parcerias, em investimentos produtivos;
Acompanhar a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos no Município e formular recomendação de iniciativas em defesa do cidadão usuário;
Coordenar ações para minimizar os efeitos das calamidades públicas sobre as comunidades;
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.
Gerenciar, conjuntamente com a Secretaria de Administração e Finanças, o Fundo Municipal de Assistência, cumprindo as exigências formais da legislação em vigor;
Implementar a política assistencial no âmbito do Município, de acordo com as normas federais e estaduais;
Planejar, coordenar, controlar e executar das ações governamentais desenvolvidas no sentido de criar oportunidades de ocupação, emprego e renda do Município;
Planejar, coordenar, controlar programas de natureza social, de iniciativa do Poder Executivo Municipal;
Promover, em articulação com outros órgãos ações de conscientização da cidadania e dos direitos humanos;
Ser assessorada pelos conselhos municipais instituídos para atividades da política social;
Supervisionar os serviços de assistência aos grupos impossibilitados de trabalhar e produzir, de modo temporário ou permanente;
Articular-se e manter sintonia com o Conselho Municipal de Educação e outros instrumentos de participação comunitária;
Desenvolver o planejamento e a execução das atividades pedagógicas de ensino, de controle e fiscalização do funcionamento dos estabelecimentos do Ensino Fundamental e Educação Infantil;
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Educação.
Gerenciar o Fundo Municipal de Educação, incumbindo-se da sua contabilidade, elaboração de balancetes mensais e demais demonstrativos exigidos pela Administração, conforme a legislação pertinente
Planejar e supervisionar o programa da merenda escolar e outros programas de assistência ao estudante;
Planejar, coordenar e executar o controle do programa de creches, no Município;
Planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar a política governamental, nas áreas da educação, da cultura e do desporto;
Realizar levantamento estatístico do ensino no Município;
Acompanhar as obras de infraestrutura e de mutirão;
Acompanhar e fiscalizar as atividades de coleta de lixo;
Aplicar o Código de Obras e Posturas Municipais, zelando pelo seu cumprimento;
Controlar a vistoria e fiscalização de obras particulares, observando o cumprimento das normas municipais pertinentes ao assunto;
Emitir licenças, alvarás e habite-se;
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.
Executar as políticas de desenvolvimento urbano;
Executar e coordenar os projetos de urbanização e reurbanização;
Exercer outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do regulamento;
Identificar e emplacar os logradouros públicos e controle da numeração predial;
Implementar e cumprir as ações para o bom funcionamento dos serviços urbanos;
Manter a limpeza e a conservação nos logradouros públicos;
Orientar a normatização e controle do uso do solo urbano, no município;
Planejar e executar, por administração direta ou através da contratação de terceiros, as obras públicas municipais, abrangendo construções, reformas e manutenção de prédios públicos, a abertura e manutenção de vias públicas e rodovias municipais, obras de pavimentação construção civil, drenagem e calçamento;
Planejar e executar, por administração, direta por meio de concessões, as atividades desenvolvidas no terminal Rodoviário e demais locais públicos;
Criar Programas de Capacitação Técnica e Profissional em parcerias com instituições de ensino e empresas para oferecer cursos voltados às demandas do mercado local.
Desenvolver ações integradas com outras Secretarias Municipais;
Elaborar, orientar e fiscalizar a execução de Calendário Municipal de Eventos, sempre em consonância com as Secretarias, cujas as finalidades sejam afins;
Estabelecer a educação empreendedora com oficinas e mentorias para jovens interessados em abrir seus próprios negócios.
Estabelecer parcerias com instituições privadas a fim de incentivar e promover a inserção do jovem no mercado de trabalho;
Estimular e incentivar a prática esportiva, a produção e pesquisa em artes, cultura e patrimônio histórico;
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Juventude, Cultura e Esporte.
Exercer outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do regulamento a ser criado pela Secretaria.
Formular e desenvolver a Política Municipal de Esportes coordenando e incentivando a realização de atividades físicas, desportivas e recreativas, com ênfase para o esporte amador e o esporte de massa;
Formular e executar a política esportiva do Município, em suas diferentes modalidades;
Implantar o projeto para avaliação e orientação de atletas amadores do Município e praticantes de atividades físicas nos programas desenvolvidos pela Secretaria.
Implantar o Sistema Municipal de Cultura;
Implementar a Política Municipal de Cultura de acordo com o Sistema Nacional de Cultura;
Incentivar através de ações, o esporte como pressuposto de saúde e vitalidade às diferentes faixas etárias;
Mobilizar e desenvolver projetos de cooperação e parceria com órgãos públicos dos demais níveis de governo e com entidades da iniciativa privada, para maior desenvolvimento das ações na área de sua responsabilidade;
Organizar e promover certames de competições esportivas e recreativas;
Planejar e desenvolver o calendário de atividades culturais e desportivas;
Promover campanhas de difusão de atividades artísticas e culturais do Município;
Promover e incentivar a participação da juventude na política municipal;
Realizar atividades socioculturais de lazer e recreação, mediante a utilização dos espaços disponíveis;
Realizar e desenvolver eventos esportivos em suas diferentes modalidades;
Resgatar manifestações culturais tradicionais do município;
Apoiar e promover a arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas, priorizando o plantio de espécies nativas e a criação de áreas verdes.
Articular-se com órgãos federais, estaduais e organizações não governamentais para implementar políticas e programas ambientais em cooperação mútua.
Desenvolver ações integradas de controle e redução da poluição do ar, solo e água, buscando a melhoria da qualidade ambiental e da saúde pública.
Desenvolver outras atividades relacionadas à preservação e gestão ambiental que lhe sejam atribuídas pela legislação municipal ou por determinação do Chefe do Poder Executivo. DA
Elaborar e implementar planos, programas e projetos voltados à proteção, conservação e recuperação do meio ambiente, garantindo a qualidade ambiental para as presentes e futuras gerações.
Elaborar relatórios informativos sobre a situação ambiental do Município, divulgando informações de interesse público e subsidiando a tomada de decisões.
Emitir licenças e autorizações ambientais no âmbito da sua competência, bem como vistorias e análises para garantir o cumprimento das normas ambientais.
Estabelece normas e diretrizes para o manejo de resíduos sólidos, incentivando a reciclagem, o reaproveitamento e a destinação final ambientalmente adequada.
Exercer a fiscalização ambiental no âmbito municipal, autuando e aplicando medidas administrativas em caso de infrações ambientais, em conformidade com o previsto na legislação vigente.
Fiscalizar, controlar e monitorar atividades que possam causar impactos ambientais, promovendo a aplicação da legislação ambiental e adotando medidas corretivas quando necessário.
Gerir e proteger as unidades de conservação e outras áreas protegidas do Município, desenvolvendo ações de manejo sustentável, educação ambiental e ecoturismo.
Incentivar o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, promovendo ações de proteção de nascentes, rios e corpos d'água existentes no Município.
Planejar, coordenar e executar a política municipal de meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais do Município.
Promover a participação popular em decisões relacionadas ao meio ambiente, realizando consultas públicas, audiências e outros mecanismos de diálogo com a sociedade.
Promover campanhas de educação ambiental, sensibilizando a população e os diversos setores da sociedade sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais.
Realizar estudos e pesquisas para identificar e propor soluções para problemas ambientais locais, utilizando os dados para embasar políticas públicas.
Acompanhar e desenvolver atividades de autoria, manter registros e controles estatísticos relacionados com o desempenho dos órgãos municipais de saúde;
Coordenar o funcionamento do Hospital Francisca Berlamino da Costa - Unidade Mista de saúde;
Coordenar o funcionamento dos postos de saúde, de modo a assegurar a prestação de assistência à saúde;
Coordenar o programa de saúde da Família;
Elaborar junto a equipe técnica de serviços, vigilância em saúde o Plano Municipal de Saúde, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal e a Legislação vigente;
Executar as atividades de empenho, liquidação e pagamento de despesas, no âmbito da Secretaria de Saúde.
Executar outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do Regulamento;
Formular, executar e avaliar política de saúde do Município, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal e a legislação vigente;
Implantar e fiscalizar as posturas municipais relativas à higiene e à saúde pública;
Planejar, coordenar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros disponíveis no desenvolvimento das ações de saúde, da vigilância da saúde, mediante critérios estabelecidos no Plano Municipal de saúde;
Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços públicos de saúde, bem como gerir e executar os serviços de saúde do Município a cargo da prefeitura.
Promover campanhas de Promoção à Saúde;
Promover e supervisionar, em articulações com os órgãos afins programas e ações de qualificação e valorização dos serviços da área da saúde do Município;
Ser apoiada pelo Conselho Municipal de saúde, promovendo a necessária integração para o desenvolvimento das políticas de saúde;
Articular-se com os órgãos de trânsito, segurança pública e meio ambiente para planejar e executar ações conjuntas que melhorem o tráfego e a mobilidade urbana.
Desenvolver estudos e projetos voltados para expansão, modernização e otimização da infraestrutura de transportes urbanos e rurais, como terminais, pontos de parada e vias de circulação.
Elaborar e executar o plano municipal de mobilidade, promovendo a integração entre os diversos modos de transporte e a acessibilidade universal.
Elaborar e gerenciar contratos, concessões e autorizações de serviços de transporte público, zelando pela transparência e legalidade dos processos.
Executar outras atividades relacionadas ao transporte que lhe sejam atribuídas pela legislação municipal ou por determinação do Chefe do Poder Executivo.
Fiscalizar a regularidade e a adequação técnica dos veículos utilizados no transporte público e privado, exigindo o cumprimento das normas de segurança e acessibilidade.
Garantir a participação popular e dos setores específicos na formulação de políticas e planos relacionados ao transporte municipal, promovendo audiências públicas e outros mecanismos de consulta
Gerenciar e fiscalizar o transporte público municipal, garantindo a prestação de serviços eficientes, acessíveis e de qualidade à população.
Monitorar os indicadores de mobilidade e transporte, utilizando os dados para o aprimoramento das políticas públicas e estratégias de atuação.
Organizar, regulamentar e fiscalizar os serviços de transporte coletivo, individual, escolar, de cargas e outros modais autorizados pelo Município.
Planejar, coordenar, controlar programas de natureza social, de iniciativa do Poder Executivo Municipal;
Planejar, organizar e implementar uma política municipal de transportes, visando à melhoria da mobilidade urbana e rural no Município.
Promover ações de educação para o trânsito e transporte, incentivando o uso responsável e seguro dos diversos modais, bem como a conscientização sobre a mobilidade sustentável.
Promover estudos e incentivos para o uso de transportes alternativos e sustentáveis, como bicicletas, veículos elétricos e pedestres, contribuindo para a redução do impacto ambiental.
Propor e implementar medidas de inovação tecnológica aplicadas ao transporte, como sistemas de monitoramento, bilhetagem eletrônica e gestão integrada de tráfego, observando a legislação pertinente à proteção de dados.
Regulamentar e controlar o uso do solo urbano relacionado ao transporte, incluindo a definição de itinerários, pontos de parada e áreas de embarque e desembarque.
Analisar, elaborar projetos e coordenar as atividades de apoio às micro, pequenas e médias empresas no município;
Contribuir para organização dos serviços e programas de incentivo de instalação de novos negócios e expansão das atividades econômicas na área do Município;
Coordenar as políticas governamentais na área de turismo;
Desenvolver ações integradas com outras Secretarias Municipais;
Elaborar, orientar e fiscalizar a execução de Calendário Municipal de Eventos, sempre em consonância com as Secretarias, cujas as finalidades sejam afins;
Exercer outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do regulamento a ser criado pela Secretaria;
Incentivar ações de reflorestamento de áreas degradadas no município;
Mobilizar e desenvolver projetos de cooperação e parceria com órgãos públicos dos demais níveis de governo e com entidades da iniciativa privada, para maior desenvolvimento das ações na área de sua responsabilidade;
Organizar e executar em ação integrada com os órgãos de competência específica, o calendário de promoção turística do Município;
Orientar e apoiar o desenvolvimento de programas de cooperativismo e associativismo nas áreas de armazenamento, distribuição e comercialização;
Planejar e estimular o desenvolvimento do ecoturismo;
Planejar feiras de fomento da economia local em alinhamento direto com os empreendedores do município;
Planejar, coordenar e executar o plano de desenvolvimento do turismo bem como, as ações voltadas para o meio ambiente;
Promover ações de organização e disciplinamento do artesanato e de outras atividades na economia informal;
Promover articulação com outros órgãos municipais, com os demais níveis de Governo e entidades de iniciativa privada, para a promoção de projetos turísticos.
Promover campanhas de conscientização de preservação ambiental nas escolas e demais setores da sociedade;
Promover treinamentos e capacitações mediante convênio com instituições públicas ou privadas a fim de qualificar a mão de obra e os empreendedores locais;
Trabalhar em parcerias com órgãos, autarquias, ONGS e demais movimentos de proteção e preservação ambiental;
Sem competências até o momento.
DISPÕE SOBRE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO MAIS CIDADANIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
CRIA O PROGRAMA ABELHINHA PARA GARANTIR O DIREITO AO ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE UBAJARA, [...]
DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DA LEI MUNICIPAL DE 1248/2018 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DE ARTIGOS DO REGIME ESTATUTÁRIO DE LEI Nº1677/2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA UNIDADE FISCAL DE REFERÊNCIA DO MUNICÍPIO DE UBAJARA - UFIRM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
CRIAÇÃO DE REGIME JURÍDICO ÚNICO PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS
DISPÕE SOBRE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE TRABALHADORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO PARA ATENDER À NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO NO MUNICiPIO D [...]
"DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO (SAAE) DO MUNICÍPIO DE UBAJARA, INSTITUI SUA ORGANIZAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES, E DÁ OUTRAS PROVID [...]
"DISPÕE SOBRE A ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA, BEM COMO A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA O CUSTEIO DE DESPESAS DECORRENTES DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOSTO [...]
"DISPÕE SOBRE A ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA E DA REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVI [...]
"DISPÕE SOBRE A ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA, BEM COMO A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA O CUSTEIO DE DESPESAS DECORRENTES DA REESTRUTURAÇÃO DO ORGONOGRAMA DA ADM [...]
"DISPÕE SOBRE A REVOGAÇÃO DA LEI Nº 1666/2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."
"DISPÕE SOBRE A REVOGAÇÃO DA LEI 1665/2025 E RESTAURA OS EFEITOS DA LEI Nº 1247/2018, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS."
"DISPÕE SOBRE A REVOGAÇÃO DA LEI 1665/2025 E RESTAURA OS EFEITOS DA LEI Nº 1247/2018, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS."
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO (SAAE)DO MUNICÍPIO DE UBAJARA, INSTITUI SUA ORGANIZAÇÃO , COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊ [...]
DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA E CRIAÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL , A CARGO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVI [...]
"DISPOE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA CONSCIÊNCIA EMOCIONAL "RECONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DAS PRÓPRIAS EMOÇÕES, UM OLHAR À SAÚDE MENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS."
"DENOMINA VIA PÚBLICA NA SEDE DO MUNNICÍPIO DE UBAJARA, EM HOMENAGEM A MARIA AGUIAR VASCONCELOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
"DENOMINA VIA PÚBLICA NA SEDE DO MUNICÍPIO DE UBAJARA, EM HOMENAGEM A ALICE XIMENES CUNHA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."
"DISPÕE SOBRE A INDICAÇÃO DE DENOMINAÇÃO À RUA ISAAC BRITO VASCONCELOS NA SEDE DO MUNICÍPIO."
"DISPÕE SOBRE O PROGRAMA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA PARA FACILITAR OS AGENTES FICALIZADORES EM PROJETOS EM BIM (BUILDING INFORMATION MODEL). DISPONIBILIZAR O ORÇA [...]
"Denomina Pavilhão de Feirantes, localizado na sede do distrito de Jaburuna do Município de Ubajara, em homenagem a GUSTAVO HENRIQUE DE SOUSA MESQUITA, e dá outras providência [...]
"Institui a semana de conscientização do bem estar e da causa animal no Município de Ubajara."
"Dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, e dá outras providências."
"Institui no Âmbito da Atenção Primária à Saúde no Município de Ubajara- CE baseado nos termos da Politica Nacional da Atenção Básica, Incentivo Financeiro Variável por [...]
"DISPOE SALARIAL SOBRE REAJUSTE DE FISIOTERAPEUTAS, FARMACEUTICOS DOS QUADROS DE SERVIDORES DO MUNICÍPIO E DA OUTRAS PROVIDENCIAS."
DISPÕE SOBRE A SUSPENSÃO DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA N° 02/2025 PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, CONSIDERANDO A RECOMENDAÇÃO N°02/2025 DO MINISTÉRIO PÚBLICO, E DÁ OUTRAS PRO [...]
DISPÕE SOBRE A SUSPENSÃO DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA N° 02/2025 PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, CONSIDERANDO A RECOMENDAÇÃO N°02/2025 DO MINISTÉRIO PÚBLICO, E DÁ OUTRAS PRO [...]
DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DAS PARCERIAS ENTRE O MUNICÍPIO DE UBAJARA E AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, PARA A CONSECUÇÃ [...]
DISPÕE SOBRE A A BERTURA DE PROCESSO SELETIVOSIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE SERVIDORES NO MUNICÍPIO DE UBAJARA/CE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO RATEIO DOS VALORES CORRESPONDENTES AOS RENDIMENTOS PROVENIENTES DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS DO ANTIGO FUNDEF PARA SERVIDORES EFETIVOS ATIVOS DA [...]
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA, PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO, AMIGÁVEL OU JUDICIAL, IMÓVEL QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL AO VIGENTE ORÇAMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBAJARA.
DISPÕE SOBRE EXONERAÇÃO COLETIVA DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS: SERVIDORES OCUPANTES DE CARGOS EM COMISSAO E DOS SERVIDORES QUE EXERÇAM FUNÇOES DE CONFIANÇA, AGENTES POLÍTICO [...]
"DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO COMITÊ DE CRISE DO BALNEÁRIO DO BOI MORTO PARA A GESTÃO DOS RISCOS RELACIONADOS ÀS CHUVAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."
ABRE CRÉDITO ADICIONAL AO VIGENTE ORÇAMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBAJARA, O CRÉDITO SUPLEMENTAR ABAIXO ESPECÍFICADO PARA REFORÇO DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, AUTORIZA [...]
DISPÕE SOBRE O CARGO DE DIRETOR ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕE DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PERTENCENTE A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBAJARA POR CRITÉRIOS TÉCNICOS DE MÉRITO E [...]
DISPÕE SOBRE REAJUSTE DOS IMPOSTOS E TAXAS PARA O ANO DE 2025
DISPÕE SOBRE DESLIGAMENTO DOS SERVIDORES EFETIVOS APOSENTADOS APÓS A PEC EC103/2019 E AFASTAMENTO COMPULSÓRIO AOS 75 ANOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA, PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO, AMIGÁVEL OU JUDICIAL, IMÓVEL QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
REGULAMENTA O ARTIGO 15º DA LEI MUNICIPAL NÚMERO, 867, DE 2009, QUE DISPÕE SOBRE A JORNADA DIÁRIA DE TRABALHO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBAJARA/CE, E DÁ [...]
DISPÕE SOBRE EXONERAÇÃO COLETIVA DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS, SERVIDORES OCUPANTES DE CARGOS EM COMISSÃO E DOS SERVIDORES QUE EXERÇAM FUNÇÕES DE CONFIANÇA, AGENTES POLÍTI [...]
ESTABELECE O DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE UBAJARA, PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2025
ESTABELECE A PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E O CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO PARA O MUNICÍPIO DE UBAJARA, COM VISTAS À COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE A REALIZAÇÃO DA RECE [...]
DISPÕE SOBRE O RECESSO DE FINAL DE ANO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE UBAJARA-CE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Abre crédito adicional ao vigente orçamento da(o) Prefeitura Municipal de Ubajara, o crédito suplementar no valor de R$ 4.851.150,00 (Quatro Milhões, Oitocentos e Cinquenta e [...]
Dispõe sobre rateio dos recursos remanescentes do precatório do antigo FUNDEF aos profissionais do magistério e dá outras providências.
Dispõe sobre a regulamentação do rateio dos valores correspondentes aos rendimentos provenientes de aplicações financeiras do antigo FUNDEF, conforme autorizado pela Lei Muni [...]
Abre crédito adicional ao vigente orçamento da(o) Prefeitura Municipal de Ubajara, o crédito suplementar no valor de R$ 3.329.900,00 (Três Milhões, Trezentos e Vinte e Nove M [...]
Institui a transição democrática de governo no Município de Ubajara-CE para o cargo de Prefeito, estabelece a equipe de transição governamental, define seu funcionamento e d [...]
DISPÕE SOBRE A NOMEAÇÃO DE COORDENAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DA SELEÇÃO PÚBLICA PARA O CARGO DE PROFESSOR POR TEMPO DETERMINADO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBAJARA E DÁ PROV [...]
Nomeação, Agente: Luis Jose Gomes Carneiro, Cargo: Auxiliar de Operações Agrícolas de Departamento da Agricultura Familiar, Secretaria: Secretaria de Desenvolvimento Agrário [...]
Nomeação, Agente: Modesto Gomes Fernandes, Cargo: Auxiliar de Operações Agrícolas de Departamento da Agricultura Familiar, Secretaria: Secretaria de Desenvolvimento Agrário [...]
Nomeação, Agente: Francisco Gildasio dos Santos Ribeiro, Cargo: Coordenador de Endemias, Secretaria: Secretaria Municipal de Saude
Nomeação, Agente: Lívia Nobre Siqueira de Morais, Cargo: Diretor(a) Clínico do Hospital Hmfbc, Secretaria: Secretaria Municipal de Saude
Nomeação, Agente: Jussara Rodrigues Aguiar, Cargo: Coordenador Geral do Eja, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Jucinara Alves Pereira Damasceno, Cargo: Coordenador(a) Creche, Pré-escola e Pró Infância, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Mellyna Tavares Sousa de Araujo, Cargo: Coordenador(a) Creche, Pré-escola e Pró Infância, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Rafael Silva da Rocha, Cargo: Coordenador da Clínica de Fisioterapia, Secretaria: Secretaria Municipal de Saude
Nomeação, Agente: Rafael Silva da Rocha, Cargo: Coordenadora da Clínica de Fisioterapia, Secretaria: Secretaria Municipal de Saude
Nomeação, Agente: Jose Francisco Furtado de Sales, Cargo: Auxiliar de Operações Agrícolas de Departamento da Agricultura Familiar, Secretaria: Secretaria de Desenvolvimento A [...]
Nomeação, Agente: Antônio Hélio dos Anjos Alves, Cargo: Auxiliar do Departamento dos Parques Municipais, Secretaria: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Nomeação, Agente: Uanderson Oliveira da Silva, Cargo: Auxiliar do Departamento de Políticas e Educação Ambiental, Secretaria: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Nomeação, Agente: Francisco Germano de Sousa, Cargo: Auxiliar do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Secretaria: Secretaria de Desenvolvimento Agrário e R [...]
Nomeação, Agente: Reginaldo da Silva, Cargo: Auxiliar de Operações Agrícolas de Departamento da Agricultura Familiar, Secretaria: Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Rec [...]
Nomeação, Agente: Danielli de Oliveira Sousa, Cargo: Coordenador(a) da Vigilância Alimentar e Nutricional, Secretaria: Secretaria Municipal de Saude
Nomeação, Agente: Nara Costa Brito, Cargo: Coordenador(a) do Controle e Avaliação do Sus, Secretaria: Secretaria Municipal de Saude
Nomeação, Agente: Patricia Pereira Furtado, Cargo: Coordenador(a) de Pni da Vigilância , Secretaria: Secretaria Municipal de Saude
Nomeação, Agente: Portaria Coletiva, Cargo: , Secretaria: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Nomeação, Agente: Francisco Ferreira da Silva, Cargo: Coordenador Específico do Departamento Pecuária, Apicultura e Melinopocultura, Secretaria: Secretaria de Desenvolvimento [...]
Nomeação, Agente: Daliana Costa Cesar, Cargo: Coordenador(a) Infantil, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Yana Valeria Barros Mesquita, Cargo: Professor Pesquisador Saemu, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Samuel do Nascimento Candido da Luz, Cargo: Professor Pesquisador Saemu, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Leila Muniz de Sousa, Cargo: Coordenador(a) Eja, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Jussara Urano da Silva, Cargo: Coordenador dos Anos Finais, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Regina Cristina Rodrigues Pereira Vasconcelos, Cargo: Coordenador(a) dos Anos Iniciais, Secretaria: Secretaria Municipal de Educação
Nomeação, Agente: Antônio José Teixeira Neto, Cargo: Coordenador Específico do Departamento Pecuária, Apicultura e Melinopocultura, Secretaria: Secretaria de Desenvolvimento [...]
Nomeação, Agente: Igor Renan de Oliveira Vieira, Cargo: Coordenador de Comunicação, Secretaria: Secretaria de Articulação Política e Segurança Pública
Nomeação, Agente: Antonio Carlos da Silva Pereira, Cargo: Auxiliar da Secretaria de Turismo, Secretaria: Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo
Nomeação, Agente: Emanuela Alcantara da Silva, Cargo: Analista Técnico do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Secretaria: Secretaria Municipal de Meio Amb [...]